com o governador

Familiares de jovem morto em ação policial pedem mudança na formação de PMs

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação

Familiares do engenheiro eletricista santa-mariense Gustavo dos Santos Amaral, 28 anos, morto em abril deste ano durante uma operação da Brigada Militar no município de Marau, no norte do Estado, estiveram reunidos com o governador Eduardo Leite nesta quinta-feira. Os pais de Gustavo, Gilmar Amaral e Salete Santos, e o irmão gêmeo dele, Guilherme, além de representantes de dois coletivos de juventude, foram recebidos pelo governador e pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. A reivindicação da família é uma reforma na formação e treinamento dos policias militares do Estado. 

'Além da dor da perda, tem a dor da injustiça' diz irmão de engenheiro morto por PM

- O método de abordagem precisa ser revisto. A vida do Gustavo não vai voltar, mas o governo ainda pode evitar que outras vidas de inocentes não acabem dessa forma. A morte dele não pode ser em vão - disse o irmão. 

Leite e Vieira Júnior se comprometeram em avançar no projeto de reformulação da preparação dos policias que ingressam na Brigada Militar. Além disso, ambos prestaram solidariedade à família pela perda de Gustavo.  

O CASO
Gustavo foi morto durante um confronto entre policiais e bandidos em Marau, no norte do Estado. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, dois homens estavam em uma camionete Volkswagen Amarok, que teria sido furtada em Casca, a 32km de Marau, quando foram abordados e tentaram fugir. Durante a tentativa de fuga, a camionete colidiu contra uma Fiat Doblô, onde estava o santa-mariense e mais dois colegas de trabalho. Gustavo saiu do veículo, assustado, correu em direção a outros carros que estavam atrás e foi baleado por um dos policiais.

Ele era engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e estava montando uma subestação de energia em uma empresa da cidade.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pregão eletrônico licitou 37 dos 73 equipamentos para Hospital Regional Anterior

Pregão eletrônico licitou 37 dos 73 equipamentos para Hospital Regional

84 vagas de emprego para Santa Maria Próximo

84 vagas de emprego para Santa Maria

Geral